3 armadilhas da bagunça

Em meus cursos de organização da casa, sejam presenciais ou online, sempre tenho alunas que comentam sobre o desafio de organizar e manter a casa sempre em ordem. Não raramente, algumas alunas me contam que já tentaram organizar a casa, mas desistiram. Quando questiono o porquê, é comum elas não saberem dizer com certeza. Só consigo entender realmente o que houve quando peço que elas contem como foi o processo de organização que não deu resultado.

E o que tenho percebido, ao longo de mais de 10 anos como professora de organização, é que a grande maioria das alunas comete os mesmos equívocos.  São estas armadilhas que fazem com que mulheres inteligentes, dispostas e bem informadas sobre organização da casa não consigam colocar as técnicas em prática.

Abaixo eu indico as 3 principais armadilhas da bagunça. Será que você já foi capturada por alguma delas?

1)    Não saber por onde começar – Esta é a principal causa que faz, até mesmo pessoas sistemáticas e com boa noção de organização, não darem início ao processo. Quando a bagunça está espalhada por toda a casa, e não restrita ao roupeiro ou ao depósito da garagem, por exemplo, pode ser difícil decidir por onde começar. Nestes casos, o importante é priorizar um local cuja organização dará benefícios para toda a família e investir toda sua energia nele. De que lugares estou falando? Despensa, cozinha e geladeira são bons exemplos. Assim vai ser mais fácil continuar, acredite!

2)    Começar pelo lugar mais demorado ou desafiador – Muita gente resolve começar pelo local que mais lhe incomoda, o que é extremamente compreensível, claro! Afinal, sempre queremos retirar de nossa vida tudo que nos incomoda. No entanto, se este local estiver desorganizado a ponto de consumir muitos dias – e muita energia! -, vai ser mais fácil desistir. Imagine uma garagem na qual ninguém entra há pelo menos 3 ou 4 anos… O que tem ali? Teoricamente, pode ter quase tudo. E lidar com esta imensa tarefa pode minar as forças para seguir adiante. Sendo assim, comece por locais que consumirão menos energia mas trarão benefícios rapidamente. Deixe para depois fotos, documentos antigos e “quartinhos”.

3)    Querer organizar a casa toda sozinha – Sei que a frase pode parecer dura, mas lembre-se sempre: a bagunça não está nos armários, mas também nos hábitos das pessoas. Os armários são apenas um reflexo destes hábitos e das rotinas estabelecidas pelas pessoas. Ou seja, se você resolver organizar a casa inteira sozinha, sem a participação de familiares ou de suas funcionárias do lar, pode virar escrava da (própria) organização. Além disso, não permitirá que os novos hábitos sejam assimilados por todos da casa. Consequência: caberá a você (sozinha) manter os armários sempre em ordem. E, no final das contas, a organização se tornará um motivo a mais para você ter menos tempo para si mesma, e não uma forma de se libertar da bagunça. Peça ajuda e ensine sempre! Envolva as pessoas que moram com você. Não seja escrava da organização!

Um beijo grande

Ingrid Lisboa   @ingridlisboa.homeorganizer