4 eletrodomésticos para a casa moderna

Não sei quanto a vocês, mas mesmo gostando muito de casa limpa e organizada, eu sigo acreditando que devemos conseguir manter tudo arrumado e limpo gastando menos tempo do que nossas avós e tendo mais eficiência do que elas poderiam ter. Por isso estou sempre em busca de acessórios, equipamentos e produtos práticos, eficientes e com ótimo custo benefício. E não importa que não seja eu pessoalmente que execute todas as tarefas doméstica de casa, já que conto com uma super ajudante em casa. Ela também gosta e merece produtos eficientes e práticos. Já escrevi em outro post que amo, uso e indico o sabão líquido, por exemplo, pois entendo que por muitos motivos o sabão em pó “caducou”. Neste post quero apresentar a vocês alguns outros produtos que podem facilitar muito as tarefas domésticas.

  • Passadeira a vapor ou steamer– Quem me acompanha no Instagram (@ingridlisboa.homeorganizer) já deve ter cansado de me ouvir falar sobre como é fácil e prático usar uma passadeira a vapor. É bem simples mesmo: o steamer nada mais é do que um sistema que passa e higieniza as roupas por um sistema de vaporização em altíssima temperatura. Pode ser usado em todos os tipos de tecido (exceto couro), não queima as roupas nem deixa aquele “brilho”, mesmo nos tecidos escuros. Além disso, é praticamente indispensável para quem quer usar várias vezes peças como ternos, blazer e roupas de tecidos que só podem ser lavados a seco. Ou seja: quando você usa a passadeira a vapor, ela higieniza sua roupa e tira os odores fortes, fazendo com que você precise lavar menos vezes as peças. É claro que quando a roupa está suja, deve ser lavada, mas quando usamos a peça por pouco tempo e queremos usar novamente, o steamer faz o ótimo trabalho de desodorizar e higienizar. É como se você repassasse a roupa, mas sem o ferro.
  • Ferro de passar com controle automático de temperatura– Praticamente todos os ferros de passar vem com um sistema de controle de temperatura em 3 níveis: baixo, médio e alto. Para não queimar o tecido, precisamos simplesmente passar as roupas na temperatura que a etiqueta da roupa solicita. Ou seja, quando não ajustamos a temperatura do ferro para o tipo de tecido, ele queima, “brilha” (queimadura leve) ou derrete. Já os ferros inteligentes fazem automaticamente o controle da temperatura de acordo com o tipo de tecido, sem que precisemos fazer qualquer ajuste. É como se o ferro “sentisse” o tecido e ajustasse ele mesmo para temperatura baixa, média ou alta. Aí podemos passar linho, seda, jeans ou qualquer outro tecido sem nos preocupar com eventuais queimaduras no tecido.
  • Sistema de higienização com água– O design é de um aspirador e na prática funciona como um, mas ele faz muito mais do que aspirar o pó. Estes sistemas, que chamo de “mais que aspiradores” (na minha casa usamos o EFA System), além de aspirarem pisos, tapetes e sofás, como os aspiradores comuns, fazem a higienização profunda de ambientes, tecidos, colchões e até do pelo do cachorro, se você tiver o acessório adequado para isso. Ou seja, quando passamos nossa EFA no sofá da sala, não sai somente pó. Vão embora ácaros, bactérias, fungos e qualquer outro microorganismo que não deveria estar ali. Além disso, o sistema purifica o ar durante o uso e tem vários acessórios, sendo possível até mesmo lavar tapetes e cortinas em casa, sem complicação. Para pessoas alérgicas, como eu e meu filho, ele se tornou essencial em casa. Reduziu as crises de asma do Emiliano e permitiu que eu não precisasse trocar tanto de travesseiro com eu fazia antes, pois agora apenas “aspiramos” e os ácaros vão embora. Enfim, foi um investimento não num aspirador, mas num equipamento que ajudou a melhorar nossa qualidade de vida.
  • Robô-aspirador– Este sim é um aspirador clássico. Só que menor, totalmente independente da dona (ou do dono) e que trabalha enquanto você não está em casa, caso seja um modelo que possa ser programado para tal. O robô-aspirador é movido a bateria e, ao ser ligado, sai pelo chão da casa em busca da sujeira. Ele não faz higienização profunda como os aspiradores que acabei de mencionar acima, mas é um ótimo aliado para quem mora em locais com muito pó ou poeira, ou que simplesmente quer aspirar a casa todos os dias sem investir o próprio tempo na tarefa.

Enfim, são todos equipamentos para a casa da família moderna, que nos ajudam a otimizar o tempo e aumentar a produtividade do serviço doméstico. É claro que envolvem um investimento inicial, mas acredito de verdade que vale a pena calcular não somente o que você vai investir hoje, e sim o valor do investimento diluído ao longo dos anos de uso, já que em geral são produtos que duram bastante.

Quer acompanhar minhas dicas de produtos, limpeza e organização da casa?

Siga o Instagram @ingridlisboa.homeorganizer