5 eletrodomésticos inteligentes

Não sei quanto a vocês, mas mesmo gostando muito de casa limpa, roupa bem cuidada e armários organizados, eu sigo acreditando que devemos conseguir manter tudo arrumado e limpo gastando menos tempo do que nossas avós e tendo mais eficiência do que elas poderiam ter. Por isso estou sempre em busca de acessórios, equipamentos e produtos práticos, eficientes e com ótimo custo benefício.

Afinal de contas, eu, minha família e minha super assistente Nalva não temos tempo a perder: todos merecemos produtos eficientes e práticos. Já escrevi em outro post que amo, uso e indico o sabão líquido, por exemplo, pois entendo que por muitos motivos o sabão em pó “caducou”. Neste post quero apresentar a vocês alguns outros 5 produtos que podem facilitar muito as tarefas domésticas.

  • Passadeira a vapor ou steamer– Quem me acompanha no Instagram (@ingridlisboa.homeorganizer) já deve ter cansado de me ouvir falar sobre como é fácil e prático usar uma passadeira a vapor. É bem simples mesmo: o steamer nada mais é do que um sistema que passa e higieniza as roupas por um sistema de vaporização em altíssima temperatura. Pode ser usado em quase todos os tipos de tecido (exceção para o couro), não queima as roupas nem deixa aquele “brilho”, mesmo nos tecidos escuros ou delicados como a seda. Além disso, é praticamente indispensável para quem quer usar várias vezes peças como ternos, blazer e roupas de tecidos que só podem ser lavados a seco. Ou seja: quando você usa a passadeira a vapor, ela higieniza sua roupa e tira os odores fortes, fazendo com que você precise lavar menos vezes as peças. É claro que quando a roupa está suja, deve ser lavada, mas quando usamos a peça por pouco tempo e queremos usar novamente, o steamer faz o ótimo trabalho de desodorizar e higienizar. É como se você repassasse a roupa, mas sem uso do ferro, o que gera uma redução no número de lavagens: bom para as roupas e também para nossos gastos domésticos, certo?
  • Ferro de passar com controle automático de temperatura – Praticamente todos os ferros de passar vem com um sistema de controle de temperatura em 3 níveis: baixo, médio e alto. Para não queimar o tecido, precisamos simplesmente passar as roupas na temperatura que a etiqueta da roupa solicita. Ou seja, quando não ajustamos a temperatura do ferro para o tipo de tecido, ele queima, “brilha” (queimadura leve) ou derrete. Já os ferros inteligentes fazem automaticamente o controle da temperatura de acordo com o tipo de tecido, sem que precisemos fazer qualquer ajuste. É como se o ferro “sentisse” o tecido e ajustasse ele mesmo para temperatura baixa, média ou alta. Aí podemos passar linho, seda, jeans ou qualquer outro tecido sem nos preocupar com eventuais queimaduras no tecido.
  • Aspiradores higienizadores – O design é de um aspirador e na prática funciona como um, mas ele faz muito mais do que aspirar o pó. Estes sistemas, que chamo de “aspiradores higienizadores” (na minha casa usamos a EFA), além de aspirarem pisos, tapetes e sofás, como os aspiradores comuns, fazem a higienização profunda de ambientes, tecidos, colchões e até do pelo do cachorro, se você tiver o acessório adequado para isso. Ou seja, quando passamos nossa EFA no sofá da sala o no colchão, não sai somente pó. Vão embora ácaros, bactérias, fungos, vírus e qualquer outro microorganismo que não deveria estar ali. Além disso, o sistema purifica o ar durante o uso e tem vários acessórios, sendo possível até mesmo lavar tapetes e cortinas em casa, sem complicação. Fazemos isso em casa e confesso que economizamos muito em lavanderia especializada. Para pessoas alérgicas, como eu e meu filho, ele se tornou essencial em casa. Reduziu as crises de asma do Emiliano e permitiu que eu não precisasse trocar tanto de travesseiro com eu fazia antes, pois agora apenas “aspiramos” e os ácaros vão embora. Enfim, foi um investimento não num aspirador, mas num equipamento que ajudou a melhorar nossa saúde e qualidade de vida.
  • Robô-aspirador – Este sim é um aspirador clássico. Só que menor, totalmente independente da dona (ou do dono) e que trabalha enquanto você não está em casa, caso seja um modelo que possa ser programado para tal. O robô-aspirador é movido a bateria e, ao ser ligado, sai pelo chão da casa em busca da sujeira. Ele não faz higienização profunda como os aspiradores higienizadores que acabei de mencionar acima, mas é um ótimo aliado para quem mora em locais com muito pó ou poeira, ou que simplesmente quer aspirar a casa todos os dias sem investir o próprio tempo na tarefa, pois a programação permite vários ajustes. Na mesma linha do robô aspirador, existem modelos que passam pano e até que esfregam o piso da casa para você.
  • Lavadoras de roupas inteligentes – São máquinas de lavar com diferentes tecnologias que as tornam mais eficientes, econômicas e práticas para o dia-a-dia. E tudo isso ao mesmo tempo. Muitas possuem ciclos de lavagem super eficientes tanto com uso da água quanto com tecnologias que utilizam a vaporização com ar quente para eliminar fungos, bactérias e alérgenos.  Estes sistemas de higienização podem ser, inclusive, utilizados em tecidos delicados, o que gera bastante economia com lavagens a seco e aumenta a durabilidade dos tecidos. Além disso, há modelos que permitem o controle do início da lavagem por aplicativo no celular, de forma que podemos configurar a máquina para que as roupas estejam limpas quando chegarmos em casa. Pena que ainda não existem máquinas que penduram as roupas no varal… 🙂

Enfim, são todos equipamentos para a casa da família moderna, que nos ajudam a otimizar o tempo e aumentar a produtividade do serviço doméstico. É claro que envolvem um investimento inicial, mas acredito de verdade que vale a pena calcular não somente o que você vai investir hoje, e sim o valor do investimento diluído ao longo dos anos de uso, já que em geral são produtos com vida longa.

Acompanhe outras dicas de produtos, limpeza e organização da casa

Siga o Instagram @ingridlisboa.homeorganizer