A dona de casa do século XXI

Quase quinze anos atrás, quando me casei, ficava super ofendida quando as pessoas se referiam a mim como dona-de-casa. Eu, educada que fui para estudar, estudar, estudar e trabalhar, jamais imaginei que algum dia me orgulharia desta função. Na minha ingênua ignorância de recém-casada, que acabava de sair da casa da mãe e tinha pouquíssima noção do que era uma “rotina doméstica”, imaginava que ser dona de casa significava algo como passar o dia às voltas com questões de limpeza, faxina, cozinha e cuidados com as roupas. E, como muitas mulheres da minha geração, sempre estive quase à margem deste assunto durante a solteirice.

Fato é que, após o casamento, foi a duras penas e muita discussão com o marido, aliadas a inúmeros problemas com nossa funcionária do lar, que compreendi a real importância da tal rotina doméstica. Não foram poucas as vezes em que cheguei em casa e percebi que uma parte do trabalho dela estava por fazer. E eu achando que ela “devia” saber suas funções, e não eu – a dona da casa!

Com o tempo – e os tropeços – compreendi também que, ainda que eu não fosse realizar o trabalho doméstico pessoalmente, precisaria saber fazê-lo. Senão ficaria difícil controlar o resultado. Por isso ouvi tantas vezes minha falecida avó dizer: “Quem não sabe fazer, não sabe mandar”. Podem rir de mim, mas nunca esta frase fez tanto sentido em minha vida quanto no dia em que Rosa, minha funcionária na ocasião, havia estragado um blusa (nova!) mesmo lavando a mão e nenhuma de nós sabia explicar o que tinha acontecido.

Nem preciso dizer que hoje me orgulho de ser, sim, dona de casa – e não somente dona DA casa. Mas sei que sou, na verdade, e como muitas de vocês, uma “nova dona de casa”. Isso mesmo, um novo tipo de dona de casa. Aquele tipo para o qual os cuidados com a casa, gerenciamento do staff e as rotinas são uma parte, e não o todo da vida feminina. E aquele tipo que sabe que, apesar de a casa ser apenas uma parte da vida, não pode ser negligenciada – nunca!.

Quer dar um up grande nas suas habilidades de dona de casa?

Conheça nosso Curso de Gestão e Administração Doméstica

Instagram: ingridlisboa.homeorganizer