A bagunça afeta nossa imagem pessoal e profissional?

Depois de quase nove anos participando do processo de intensas mudanças que a organização traz à vida dos clientes, pude perceber o quanto a bagunça afeta nossa vida, em muitos âmbitos. Já atendemos clientes que estavam a ponto de se separar do marido por conta da desordem, mulheres estressadas pela falta de organização pessoal, crianças mais felizes depois de terem seus brinquedos organizados e poderem efetivamente se divertir com eles, pessoas com mais tempo para se dedicarem a elas mesmas. E tenho percebido também que, ao organizar a vida e a casa, a imagem pessoal dos clientes também melhora. Eles se sentem mais confiantes, tranqüilos e bem-resolvidos. Conseguem focar no que importa e levar a adiante metas pessoais e profissionais.

Resolvi aprofundar o assunto com uma especialista em imagem pessoal e conversei com a consultora de imagem e estilo Rita Heroína (foto ao lado). Ela destacou 3 motivos pelos quais a bagunça, seja na vida pessoal ou dentro nos armários, prejudica a imagem pessoal de profissionais de todas as profissões:

1. Falta de planejamento sobre o que vestir. Como o desorganizado normalmente não planeja anteriormente os looks de trabalho, acaba montando tudo às pressas. Resultado: tende a escolher a primeira peça que ver pela frente, muitas vezes amassada, ou com caimento ruim no corpo, passando uma imagem de descuidado. “A leitura que as pessoas do trabalho farão é que, se essa pessoa não cuida bem do que veste nem de sua aparência, pode ter pouco caprichoso também com os afazeres profissionais”, afirma Rita.

2. Comprar mais do que precisa e/ou usar sempre as mesmas coisas. Quem é bagunceiro também acaba comprando mais do que precisa, porque não sabe o que tem no armário, diz Rita. Além disso, ela afirma que “o desorganizado não costuma ter um inventário do guarda-roupa, para saber extamente o que tem e quantas peças de cada, e com isso não inova e acaba usando pouco a criatividade para montar os looks”. Rita me contou que é muito comum os colegas de trabalho de um desorganizado comentarem que ele “está sempre com a mesma roupa”.

3. Atrasar-se para compromissos e prazos de trabalho. Pessoas desorganizadas estão, frequentemente, atrasadas para compromissos, sejam profissionais ou pessoais. Chegam atrasadas a reuniões, perdem o começo das aulas, não entregam relatórios no prazo. “A leitura que fica deste profissional é de alguém ineficaz para controlar o próprio tempo, seus prazos e prioridades.

 

E então, vamos colocar mais organização na sua vida utilizar novas ferramentas para melhorar sua imagem pessoal? Conheça nossos cursos.