Como cuidar da lingerie delicada

Nos meus cursos de Lavar e Passar, muitas clientes e funcionárias contam histórias tristes sobre lingeries delicadas e/ou com rendas que se desfizeram ao sair da máquina de lavar. Já tive uma cliente que perdeu em 3 meses todas as calcinhas e sutiãs do chá de lingerie que fez antes do casamento. Para evitar que você cometa os mesmos tropeços que elas, vou te contar os três principais erros que cometemos ao lavar lingerie. Afinal, amamos lingerie e queremos preservar nosso investimento nelas, certo?

  1. Colocar na lavadora de roupas. Lingeries delicadas precisam ser lavadas a mão, conforme indicação do fabricante. Verifique na etiqueta se há uma mão dentro do baldinho. Se houver, a lavagem precisa ser manual. Mas se você encontrar um balde com o número 30 ou 40, é porque pode lavar a lingerie na máquina. De toda forma, são poucas as peças que indicam lavagem em máquina, já que a maioria dos tecidos são bem delicados. Para as calcinhas, é boa a opção de lavar no banho mesmo, pois a água morna ajuda a retirar a sujeira destas peças e você evita que manchas permaneçam nas calcinhas por muito tempo. Já os sutiãs, especialmente os de bojo, realmente ficarão melhor conservados se forem lavados a mão.
  2. Esfregar e torcer demais. Ao lavar a mão, evite esfregar ou torcer demais, para não rasgar a renda ou deformar o bojo do sutiã. Sei que às vezes suamos bastante e o sutiã fica amarelado de suor. Neste caso, faça a lavagem com água quente até 45 graus. Esfregue delicadamente, dê dois enxágües e depois esprema a peça numa toalha de banho seca para absorver o excesso de água e não ficar pingando na lavanderia.
  3. Usar sabão inadequado. Calcinhas e sutiãs de tecidos delicados como a renda não devem ser lavados com sabão comum, seja pó ou líquido, mesmo os de melhor qualidade. A composição deste tipo de sabão pode agredir os tecidos delicados e mudar sua textura. Recomendo a todas as minhas alunas o uso de sabão de coco líquido ou em barra. Eu particularmente prefiro as versões líquidas pois penetram melhor nos tecidos. Mas observe o seguinte: sabão de coco líquido não é o mesmo que sabão de roupas delicadas com perfume de coco, ok? O sabão de roupa delicada costuma ter pH neutro, o que é bom para preservar o tecido delicado mas geralmente não é o suficiente para retirar a gordura do sutiã. Suamos muito nas costas e é comum o sutiã ficar com bastante gordurinha neste local. E o sabão de coco, por ter o pH alcalino, fará uma limpeza mais eficiente, porém sem agredir demais o tecido.

Por último: não seque estas peças ao sol, pois vários tecidos delicados podem ressecar. E você não vai querer usar uma peça que fica roçando de forma indelicada na pele. 🙂


Siga no Instagram @ingridlisboa.homeorganizer