7 erros ao lavar toalhas de banho

Uma das reclamações mais comuns que recebo durante os cursos de Lavadoria e Passadoria de Roupas é que as toalhas de banho estão parecendo “lixas” e com cheiro ruim. Ou seja, as toalhas estão secas, com aspecto grosseiro, lixando a pele durante a secagem pós-banho e ainda pouco cheirosas. Observe as duas imagens acima. A toalha azul, mesmo após 5 anos de uso, está com aspecto muito melhor do que a toalha bege, comprada há apenas um ano mas cuidada com as técnicas erradas.

Por que as toalhas ficam assim? Por um mix de cuidados errados, que fazemos sem saber e com a maior boa vontade do mundo, pois tudo o que queremos são toalhas super macias e cheirosas, certo? Os 7 principais erros são estes:

  • Usar muito sabão em pó – O principal motivo de as toalhas de banho ficarem duras é o excesso de sabão em pó. Em geral vamos colocando mais sabão na máquina de lavar acreditando que a maior quantidade vai lavar melhor, ou ainda esperando aumentar o volume de espumas. No entanto, quanto mais sabão em pó, mais a toalha fica dura. Use apenas a quantidade indicada pelo fabricante, ok?
  • Usar muito amaciante – Ao contrário do que muita gente pensa, mais amaciante não deixa a toalha mais macia. Deixa, isso sim, a toalha impermeável, pois a base do amaciante é uma espécie de “gordurinha”. Pegue um pouco de amaciante e esfregue nos dedos. Não é meio pastoso? É até difícil lavar as mãos depois… Agora imagine o excesso deste produto nas fibras da sua toalha. Sendo assim, verifique a dosagem correta na embalagem e jamais altere as quantidades indicadas. Acredite: o fabricante quer que você continue comprando e não errou na medida indicada.
  • Borrifar amaciante na toalha seca – Se não devemos usar excesso de amaciante durante a lavagem, o mesmo se aplica a borrifá-lo na toalha seca, certo? Se quiser toalhas super cheirosas e o amaciante não deu conta, providencie a água de passar da sua preferência e borrife nas toalhas.
  • Deixar de molho – Nenhuma roupa deve ficar tempo demais de molho. Mas as toalhas de banho nunca devem ficar de molho, pois com os molhos constantes elas desenvolvem um cheiro estranho, ruim mesmo, que se assemelha a água parada, sabe? Caso as toalhas estejam com manchas, estas devem ser retiradas sem deixar de molho. Existem várias técnicas para isso e nenhuma delas prevê o molho.
  • Secar no sol – O melhor local para secagem de toalhas de banho é a sombra. No sol as fibras ficam enrugadas e ressecadas, colaborando para a sensação de “toalha lixa”.
  • Não usar a secadora – Muita gente deixa de usar a secadora porque acredita que as toalhas vão encolher. Não vão, pois já foram pré-lavadas e pré-encolhidas antes de chegar às lojas. Tente colocar suas toalhas na secadora e verá a maciez com que ficam as fibras. Em casa sempre finalizamos a secagem na secadora para garantir essa maciez. Todo mundo adora!
  • Passar – Passar a ferro finaliza o conjunto de erros que transformam uma toalha de banho de boa qualidade num pedaço de tecido áspero e indelicado. Quanto mais se passa uma toalha, mais o ferro amassa as fibras do tecido, reduzindo sua maciez natural. Se for toalha de algodão egípcio então, o estrago é mais que certeiro. Então não passe suas toalhas nunquinha, certo?

Conheça mais sobre cuidados com as roupas em nosso Curso de Lavadoria e Passadoria de Roupas

Instagram: ingridlisboa.homeorganizer