3 dicas para ensinar organização para crianças

Em outro post falamos sobre como nós, adultos, podemos rotular uma criança desde pequena, colaborando para que ela tenha hábitos de desorganização. São ferramentas que, de acordo com nossas alunas, clientes e minha própria experiência pessoal de mãe, falharam. Mas hoje temos boas notícias! Vamos falar sobre 3 ferramentas que realmente surtiram efeito na minha casa e na delas. Lembre-se apenas que são métodos pessoais. Ou seja, não são nem terapêuticos nem especializados, de ensinar organização para crianças. Mas, ainda assim, funcionaram – e ainda funcionam!

  1. Desenvolver uma rotina de organização que inclua a criança – Que tal incluir na rotina de limpeza e organização da casa algumas tarefas de responsabilidade da criança, para que ela perceba que, para ficar em ordem, a casa precisa da ajuda dela. Com cerca de 2,5 anos a criança já pode ajudar (você ou a babá) a reorganizar os brinquedos após cada brincadeira. Com 4 anos já é possível ser mais responsável pela organização dos brinquedos e, com 6, já pode ser dela a tarefa de, por exemplo, arrumar mochila da escola e da prática esportiva. Outras tarefas, como arrumar a mesa do jantar, recolher pratos da mesa (não somente o dela), levar roupas para o cestos da lavanderia e arrumar a cama também podem ser ensinadas a crianças a partir de 5 anos.
  2. Ser o exemplo – Já sei o que você pensou: “Essa dica é velha”. E é mesmo. Ser exemplo foi a grande lição que aprendi com a maternidade. Descobri, bem cedo, que meu filho fazia não o que eu ensinava, mas precisamente o que eu fazia. Ou seja: se eu quisesse que ele guardasse os brinquedos nas caixas corretas, teria não de mandar, mas de fazer junto. Percebi o mesmo falando com minhas alunas. As que dobravam (centenas de vezes!) o pijama junto com o filho hoje tem uma criança que guarda as próprias roupas. As que davam a famigerada ordem “Vai arrumar seu quarto” acabaram criando filhos desorganizados, apesar de serem super ordeiras.
  3. Elogiar sinceramente – São conhecidos os inúmeros benefícios que o elogio faz à autoestima de adultos e crianças, certo? Com a organização não é diferente. No entanto, cuidado com elogios excessivos ou pouco sinceros. Se você ensinar sua criança a dobrar a camiseta, por exemplo, ela verá que sua dobra ficou melhor, certo? Nada de dizer, portanto, que a dobra dela está “incrível”. Ela deve saber reconhecer que a dobra que consegue fazer hoje está boa, mas com treino pode melhorar.

Espero que estas dicas possam te ajudar a ter uma criança organizada em casa! Ouse tentar!

Um beijo

Ingrid Lisboa

Instagram: @ingridlisboa.homeorganizer