Porque é tão difícil economizar?

Todos nós sabemos da importância de ter uma reserva financeira, seja para nos socorrer numa emergência, seja para alcançar um sonho antigo. Mas por que não conseguimos poupar, o que nos impede? A lista de motivos para não economizarmos é imensa, mas alguns pontos merecem nosso destaque:

  • O ser humano é, por natureza, imediatista. Preferimos um prazer agora, ainda que menor, do que outro mais tarde. É esse imediatismo que nos impede também de emagrecer, pois preferimos um doce agora do que um corpo mais atlético no futuro. Para alcançar nossos objetivos maiores precisamos de paciência, força de vontade e, acima de tudo, que o objetivo seja bem claro e definido. Precisa ser um objetivo realmente nosso e não uma meta ou prioridade de outras pessoas ou da sociedade.
  • Além deste imediatismo do qual somos todas vítimas potenciais, vivemos em um país em que não existe educação financeira, não aprendemos nas escolas, em casa, em lugar algum. Isso ainda é efeito colateral da época de hiperinflação, que chegou a atingir os absurdos 5.000% ao ano. Até a implantação do Plano Real em 1994, o dinheiro perdia seu valor diariamente. O dinheiro parado – ainda que aplicado no banco – não acompanhava o valor dos bens de consumo. Era preciso ganhar e gastar imediatamente, pois amanhã seu dinheiro podia não ser mais suficiente para comprar a televisão que no começo do mês você conseguiria. Isso gerou uma corrida pelo consumo. Nos dias de hoje tudo se inverteu: quanto mais tempo deixamos nosso dinheiro rendendo, mais bens conseguiremos comprar com ele. No entanto, o costume pelo consumo imediato ainda nos acompanha. Ou seja, precisamos aprender a poupar, a fazer nosso dinheiro render e aí sim, poderemos consumir.
  • O terceiro dos fatores limitantes à construção da poupança é o mais difícil de aceitar: é a nossa mentalidade, a forma como achamos que devemos usar o dinheiro. Muitas vezes objetivamos conseguir conforto com o dinheiro, o que é perfeitamente esperado e aceitável (afinal, por que trabalhamos tanto?). No entanto, muitas vezes achamos que estamos querendo conforto quando, na verdade, estamos buscando o pertencimento através do dinheiro. É quando consumimos para nos sentir parte de um grupo [#quemnunca], mesmo que fazer isto nos custe menos conforto no futuro e, até mesmo, dívidas no presente. E como fazemos isso? Quando optamos, por exemplo, por comprar um carro com tração 4×4 e todo cheio de tecnologia quando somente o utilizamos para ir ao trabalho, levar as crianças na escola e passear pela cidade. Afinal, vamos ser honestas: muito além da função de nos transportar, o carro também serve como ferramenta de inclusão social nos grupos em que circulamos e pertencemos: familiar, de amigos, do condomínio ou da escola das crianças.

A boa notícia é que podemos mudar… basta nos conhecermos financeiramente, saber o que é realmente importante para nós e o que podemos cortar sem mudar nossas vidas.

Nosso Curso de Organização Financeira vai te ensinar a conhecer seu padrão de consumo, planejar suas despesas e construir a tão desejada liberdade financeira. Será dia 3 de junho. Não perca!

por Isabela Nilo – Especialista em finanças pessoais

Matricule-se: cursos@homeorganizer.com.br ou 11 99986-7809