Saco de lavar roupas é igual lavagem a mão?

Sempre que dou aulas de Lavadoria e Passadoria,  tanto donas de casa quanto funcionárias do lar me contam experiências mal-sucedidas ou até bastante desastrosas com o uso dos sacos de lavar. E, por conta disso, acabam deixando de usá-los, o que é uma pena. Essa nossa geração de mulheres modernas, que trabalha fora e dentro de casa, ou pelo menos precisa gerenciar o trabalho das funcionárias domésticas, precisa muito de soluções práticas e eficientes para lavar a roupa. Temos pouco tempo, muita roupa e por isso as soluções precisam funcionar mesmo, não é? E o saco de lavar é sem dúvida um produto importante na lavanderia, especialmente quando temos roupas femininas.

Particularmente,  adoro estes sacos por facilitarem bastante o processo de lavadoria. Mas eles não servem para lavar toda a roupa delicada que temos. E por isso resolvi esclarecer a principal questão que faz um mocinho se transformar no vilão da lavanderia.

Por que, afinal, acabamos tendo tantos problemas com estes saquinhos tidos quase como milagrosos? Resposta: porque lavagem a mão e lavagem com saco de lavar NÃO são a mesma coisa. Esta é a raiz do problema, porque muitas vezes eles são vendidos e mostrados em diversos locais (online e off-line) como se fosse o mesmo colocar sua blusa de seda na máquina dentro do saquinho ou lavá-la a mão. E não é a mesma coisa, ao menos para as peças de seda.

Estes sacos foram criados e são vendidos como soluções para lavarmos as roupas delicadas, ou seja, aquelas que não aguentam o processo normal de lavagem na máquina, soltas no tambor. Isso porque o bate-bate das peças e a centrifugação, por exemplo, podem estragar vários tipos de roupas numa única vez.

No entanto, quase a totalidade das vezes em que vi peças de roupas saírem estragadas de um saco de lavar foi porque eram não somente peças delicadas, mas roupas cuja etiqueta pediam lavagem a mão. Roupas com bordados, lantejoula, pedraria, renda (peça inteira ou um detalhes) e peças em seda, com algumas exceções, devem ser lavadas a mão do começo ao fim do processo, não passando pela máquina (com ou sem saquinho) nem mesmo para centrifugação. Até porque uma roupa delicada também pode soltar tinta e manchar dezenas de outras peças numa única lavagem.

E por que, às vezes, dá certo a lavagem de peças delicadas no saquinho? Em geral porque a roupa foi confeccionada com tecido resistente à lavagem na máquina. O poliéster, por exemplo, que às vezes imita a seda, normalmente pode ser lavado no saquinho. Já blusas e camisas de seda raramente poderão, embora tenham a mesma aparência da “roupa delicada” feita em poliéster ou viscose.Por isso, minha dica final é: sempre verifique a etiqueta da roupa.

Participe do nosso Curso Dona de Casa Moderna, que vai te ensinar a limpar, lavar e passar sem complicação.

Instagram: ingridlisboa.homeorganizer