4 erros comuns na limpeza da casa

Limpar a casa parece, para esta nossa geração de mulheres modernas, algo bem mais difícil do que realmente é. Digo isso por mim. Sempre achei que faxinar fosse um bicho de muito mais de sete cabeças, pois passei boa parte da minha vida pré-casamento alheia ao processo de limpeza da casa. Até que tive tantos problemas com a baixa qualificação das minhas funcionárias domésticas que resolvi aprender de verdade a limpar, faxinar e cuidar de toda a casa. Decidi que, sabendo fazer, eu saberia ensinar como queria que o serviço fosse executado. Minha falecida avó Maria Lisboa há anos já repetia que “para saber mandar, precisamos saber fazer”. Mas… como nem sempre ouvimos alguns conselhos, acabei sofrendo mais tempo do que precisava antes de tomar esta decisão.

O interessante foi que, durante o processo de “aprender a fazer” o serviço doméstico, descobri que existem alguns erros básicos que nos fazem perder muito mais tempo com a limpeza. Além disso, dão um resultado muito inferior ao que queremos e ainda nos fazem desperdiçar produtos de limpeza. São estes os erros mais comuns:

1) Lavar vidros de janelas – Eu sei. Às vezes as vidraças estão com a limpeza tão vencida que só nos resta lavar, pois a sujeira está “grossa”, como dizem nossas assistentes do lar. Caso você limpe os vidros apenas uma vez por mês e more em local com muita poeira, é bem possível que precise lavá-los. No entanto, 90% das vezes não precisamos lavar os vidros. Basta limpá-los com um pano muito limpo levemente umedecido com água e detergente. Fácil assim. Quando ensino esta técnica nos meus cursos de Limpeza e Faxina Doméstica   muitas alunas desacreditam. Mas é só testar para ver que realmente funciona. Coloque só um pouco de água e detergente num pano bem limpo e super seco, passe no vidro e você verá a sujeira ir embora. E nem vai precisar usar dois panos. Um só já vai deixar tudo limpinho.

2) Acreditar que mais quantidade de produto deixará a casa mais limpa – Na maioria das vezes, mais produto vai deixar as superfícies (como mesas, bancadas e móveis) mais embaçadas e com aspecto de mais sujas do que estavam antes. Ou seja, na prática acontece exatamente o oposto: quanto menos produto utilizarmos, mais limpo o local ficará. Por isso, use apenas a quantidade indicada de produto, sem exageros. Na dúvida, vá colocando o produto aos poucos no pano, dosando devagar a quantidade. Assim você obtém um melhor aproveitamento e ainda consegue agilizar a limpeza.

3) Usar produtos “multiuso” em superfícies brancas – Sei que parece o produto perfeito para limpar a cada toda com pouco esforço, mas os produtos classificados como multiuso – aqueles que podem ser utilizados em vários tipos de superfícies – amarelam os acabamentos brancos pintados ou laqueados. Ou seja, se você usar este produto em madeiras laqueadas ou nas partes plásticas da geladeira branca, por exemplo, perceberá que ao longo dos meses estas superfícies vão ficando levemente amareladas. Com o passar dos anos, amarelam mais ainda. E não há como devolver o branco original. Prefira utilizar água e detergente neutro + panos muito secos e limpos em locais como  armários de fórmica, geladeiras, fogões e armários brancos. Assim seus móveis estarão sempre brancos e limpos, sem resíduos, manchas ou amarelados.

4) Ignorar os panos de microfibra. Panos de limpeza feitos em microfibra são super modernos, práticos e eficientes. Sei que você pode adorar sacos e flanelas de algodão, mas os panos de microfibra funcionam como ladrões de pó. Eles “pegam” o pó e a sujeira em vez de jogar para um lado e para o outro, como acontece com alguns tipos de panos de algodão. Faça uma experiência e veja como são ótimos. Eu super recomendo!

Quer aprender técnicas práticas e eficazes de limpeza da casa? Você ou sua funcionária podem fazer nosso Curso de Limpeza e Faxina Doméstica.

Já está me seguindo no instagram? @ingridlisboa.homeorganizer