5 passos para organizar a decoração de Natal

Montar árvore de Natal e preparar a casa para as celebrações de fim de ano é realmente uma delícia. Nós adoramos e as crianças costumam se divertir muito. Tudo é festa, afinal de contas! Já a hora da desmontagem costuma desanimar muita gente… No entanto, desmontar e guardar tudo direitinho para que no ano seguinte possamos ter as peças decorativas sem danos é muito importante, embora seja pouco animador.

Levanta a mão quem nunca pensou em adiar, ou mesmo adiou a desmontagem da decoração. Eu confesso que já cheguei a esperar quase uma semana para desfazer a árvore (#prontofalei). Mas é uma tarefa a ser feita, certo? Então preparei algumas dicas para tornar a tarefa menos chata:

1) Faça a desmontagem sem pressa. Para desmontar a decoração você precisará de cerca de duas horas se sua árvore for grande e/ou você tiver bastante decoração pela casa. É claro que vale pedir ajuda da assistente do lar, dos filhos, marido ou quem puder ajudar. Mas supervisione a embalagem de tudo para que fique bem acondicionado e você não precise investir novamente na mesma decoração no próximo Natal.

2) Não armazene as bolas e peças delicadas sem proteção. Pegar uma caixa e colocar todas as bolinhas da árvore dentro, sem antes protegê-las, pode ocasionar quebras nas peças mais delicadas. Para proteger as bolas, eu embalo individualmente com plástico bolha. Depois é só colocar tudo numa mochila própria para organizar árvores de Natal ou em caixas plásticas de tamanho médio (a mochila da foto é da @homeorganizerabc). As peças decorativas como presépio e similares eu enrolo igualmente em plástico bolha, mas uso duas ou três camadas, dependendo de quão delicada é a peça. Para peças muito especiais ou que quebram facilmente você também pode usar papel ondulado antes do plástico bolha.

3) Use um rolo vazio de filme plástico para enrolar o pisca-pisca. Assim você evita que o fio vire um grande emaranhado de luzinhas enroladas umas nas outras. Ou, pior, que as luzem quebrem. Depois de enrolado, coloque o pisca-pisca num saco plástico transparente e armazene na caixa ou mochila.

4) Prefira caixas plásticas pequenas ou médias. Evite armazenar a decoração de Natal em caixas de papelão, especialmente se você mantiver as peças num local com pouca ventilação. Como as caixas de papelão são mais suscetíveis ao mofo, prefira as caixas plásticas. Sobre o tamanho, é melhor comprar duas caixas médias para guardar os enfeites do que uma grande. Assim os enfeites serão melhor divididos e, provavelmente, haverá menos objetos em cima que ficarem na parte inferior da caixa. Isso evita que o peso das peças de cima quebre ou danifique as que estiverem embaixo.

5) O último passo é identificar as caixas com etiquetas e utilizar produtos antimofo para evitar umidade e traças. Eu costumo utilizar aqueles saquinhos antimofo que não desenvolvem líquidos, sabe? Não indico antimofo de potinho pois já vi muitos acidentes acontecerem e peças serem danificadas com o líquido que se forma no pote com o tempo.

Mochila organizadora:  @homeorganizerabc