Como escolher ferro de passar

Não sei quanto a vocês, mas tenho a impressão de que todo dia aparece no mercado um eletrodoméstico, de pequeno ou grande porte que parece imprescindível em nossa vida. E o ferro é um deles. Como escolher, então? Por mais que pareça simples, a escolha de um ferro passa por diversos aspectos da rotina da casa e dos moradores. Para ajudar nesta escolha, minhas dicas são:

– Ferro a vapor, sempre. Esqueça aquele modelo preto e vermelho que sua avó – ou sua passadeira – ainda adora. Não existe argumento forte contra um bom ferro a vapor: desliza melhor sobre o tecido e, por isso, passa a roupa mais rápido e com menor possibilidade de queimaduras ou “brilho” no tecido. Quanto mais saídas de vapor tiver, melhor.

– Prefira modelos com base deslizante, mas exclua os de teflon, que tem menor durabilidade. Procure nas especificações nomes como “base de cerâmica” ou base de “durilium”, ou qualquer outro material deslizante que não seja teflon

– A metodologia de temperatura deve ser igual às das etiquetas, ou seja, padrão ABNT. Não adianta estar escrito o tipo de tecido apenas. Procure no indicador de temperatura estes símbolos: ● ●● ●●●

– Ferro pesado deixa a passadeira (muito) cansada. Por isso, famílias pequenas podem optar por modelos mais pesados. Mas se na sua casa a roupa é passada todo dia, procure um ferro mais leve.

– Por fim, se o modelo escolhido não tiver cabo longo (alguns tem cabo de até 3m), providencie uma extensão. Faz toda diferença para nossas ajudantes do lar.

Se você ou sua funcionária doméstica precisam aprender a lavar e passar roupas, conheça nosso Curso de Lavadoria e Passadoria, ministrado na sua casa de acordo com as necessidades da sua família.