Como montar uma mesa linda e prática no Natal

Adoro receber no Natal! Gosto de gente em casa o ano todo, mas nesta época curto ainda mais. Este ano o almoço do dia 25 será na minha casa e já estou há semanas planejando cardápio e decoração. Os convidados são quase sempre os mesmos, mas faço questão de inovar nos pratos e me divertir com a montagem das mesas. Se você decidiu receber em casa no Natal e quer montar uma mesa linda sem perder seu estilo pessoal e sem gastar uma fortuna, este post é para você! A seguir eu listo os passos para você montar uma mesa charmosa e elegante, mas com a sua essência.
Passo 1. Defina o estilo em que irá servir os convidados. Para eventos como Natal e Ano Novo, em geral recebemos a americana ou a brasileira. A diferença é que no serviço americano os alimentos e bebidas ficam à disposição dos convidados numa mesa ou buffet, de forma que cada pessoa se serve quando quiser. Já no serviço à brasileira, todos jantam ao mesmo tempo, sentados à mesa. Se você vai convidar mais gente do que cabe em sua mesa de jantar, o ideal é o serviço americano. Particularmente, acho delegante deixar alguns à mesa e outros em locais como banquetas, sofás ou pufes. E simplesmente porque seria difícil para mim decidir quem teria o privilégio da mesa. Uma saia justa e tanto, não é? Sei que sempre há exceções, mas como regra deveríamos servir à mesa apenas quando cabem todos os convidados.
Passo 2. Definido o tipo de serviço, pense no estilo que quer dar à sua mesa. Será um estilo tradicional, nas clássicas cores vermelho e verde, ou você quer algo contemporâneo, mas com uma pegada de Natal? Minha dica é você ser fiel ao seu estilo pessoal de receber, pois dentro dele ficará à vontade para ousar, dar um toque natalino a algo que não seja próprio do Natal, ou simplesmente seguir à risca a cartilha do verde-vermelho e encher a mesa de porta-guardanapo de Papai Noel. Sabendo o que nos enche os olhos, fica mais fácil transitar pelas novidades e tendências sem abrir mão do nosso estilo. Eu, particularmente, que adoro um ar mais rústico à mesa, costumo ter todos os anos o desafio de misturar itens de fibras naturais e cerâmica (que adoooro) com os tradicionais de Natal. Mas misturo sim, e funciona!
Passo 3. Após definir o estilo da mesa, avalie os materiais que você já tem, desde pratos e copos até jogos americanos. Depois de conferir se há quantidade suficiente de todos os eles, pense em como adaptá-los ao Natal e faça a lista do que precisa comprar. Eu sempre prefiro investir em acessórios para compor com o que já tenho em vez de investir em itens totalmente novos. Assim não gasto tanto e ainda valorizo minha louçaria.
Passo 4. Pode misturar, sim! Já adiantei no passo dois que faço mistura entre meu estilo rústico e itens mais tradicionais de Natal. No entanto, além de misturar estilos (desde que funcionem bem, claro!), você pode fazer misturas mais inusitadas. Você pode usar aquelas taças herdadas da sua avó, que você nunca usa pois são uma ou duas de cada modelo. Ou pode usar um prato diferente (mas do mesmo estilo!) para cada convidado. Para fazer misturar assim, só tem uma regrinha, e é importante: um ou dois itens da mesa podem ser diferentes, mas o restante precisa ser igual, para dar uniformidade estética. Algo como pratos e taças diferentes para cada convidados, mas com jogos americanos, guardanapos e talheres iguais. Pode parecer difícil, mas não é não. Vá fazendo uns testes e vendo o que funciona.
No mais, minha última dica é: não importa o que for servir para comer e beber. Sirva na temperatura perfeita. Se for champanhe, gelada. Se for caipirinha, com muito gelo. Se for risoto, quente. Faz muita diferença para o paladar e fará com que seus convidados se lembrem ainda mais da ceia incrível que você ofereceu a eles.
Boas festas!
Conheça nosso curso Receber com Charme