Como não acumular tanta papelada em casa

Em nossos cursos de Organização de Home Office e Documentos sempre damos muitas risadas quando começo a contar a quantidade de papelada “divertida” que encontro nos home offices por aí. Tem de tudo: desde itens que realmente são recordações da vida pessoal (ingressos de jogos da Copa para alguns aficionados por futebol, por exemplo) até contratos de aulas de natação de 5 anos atrás ou notas fiscais de equipamentos que a pessoa nem tem mais. E por que rimos tanto? Porque acaba sendo divertido para os alunos ver que não somente eles guardam este tipo de coisa, mas muita gente (mesmo!).

Mas como evitar que acumulemos tanta papelada em casa para podermos investir nosso tempo organizando somente o que realmente precisamos manter? Sugiro você adotar 3 regrinhas:

1) Limitar a entrada de papel na sua casa –  Eu sei que é delicioso folhear catálogos dos últimos lançamentos da moda, ou ainda de louças e toalhas de banho para a casa. Mas quanto mais cadastros fizermos em lojas, mais papel entra na nossa casa. A papelada já chega no formato de contas, multas, convites etc. Esses vão chegar, não tem jeito. Então, se pudermos ao menos evitar os catálogos (e tudo o que se pareça com eles), já ajuda muito. Assine as opções online destes catálogos – e, claro, organize-se para ler e deletar!

2) Não criar mais papel com impressões desnecessárias – Conheço muita gente que imprime tudo o que chega por email. Normalmente fazem estas impressões por medo de que o documento ou a informação se perca no ambiente virtual – ou simplesmente desapareça de lá sem aviso prévio. E se você não tiver um bom sistema de back up isso pode realmente acontecer, mesmo que por acidente. Não somente pensando na natureza, mas também na organização do seu home office, reduza o máximo possível estas impressões. Como? 1) organizando seus arquivos com um sistema que te ajude a encontrá-los quando precisar e 2) adotando um sistema de back up confiável e eficiente.

3) Não empilhar papeis – Eis o principal responsável pela sensação de que uma mesa bagunçada está organizada: fazer pilhas de papel. Quando empilhamos a papelada, perdemos totalmente a noção de importância e prioridade do que há ali. Mas temos a agradável sensação de que arrumamos tudo, não temos? E arrumamos mesmo. Mas não organizamos. Nem descartamos. Só acumulamos. O resultado: mais papel acumulado e mais dificuldade em encontrar documentos importantes. Portanto, evite ao máximo empilhar papel.

Quer aprender mais sobre organização de home office e documentos? Participe do nosso curso de Organização de Home Office e Documentos.

Um beijo grande

Ingrid Lisboa

Instagram: @ingridlisboa.homeorganizer