Mulheres: 65% dedicam menos de 5h semanais a si mesmas

As brasileiras ainda gastam muito tempo nos cuidados com a casa e poucas horas com atividades pessoais, segundo mostra pesquisa da Harris Interactive Institute encomendada pela marca Ariel, da P&G. Segundo os dados, 70% das 320 mulheres entrevistadas realizam tarefas domésticas diariamente, 65% dedicam menos de 5h semanais a atividades voltadas a elas mesmas e 69% realizam atividades de lazer com a família e amigos apenas uma vez por semana.
O estudo mostrou também que a lavadoria de roupas é uma atividade que ainda ocupa muito tempo das mulheres, especialmente por conta de as técnicas utilizadas serem muito demoradas (como esfregar a peça de roupa várias vezes para retirar a mesma mancha). Para se ter uma ideia, cerca de 75% das entrevistadas disseram gastar entre trinta e sessenta minutos para pré e pós lavagem a cada vez que lavam roupas. Ou seja, o que poderia ser uma tarefa rápida acaba se tornando muito cansativa, sobrando cada vez menos tempo para as mulheres se dedicarem a atividades pessoais.
É um fato que quanto menos tempo dedicamos a nós mesmas e aos nossos prazeres, mais estressadas vamos ficando. Ou seja, em pleno século 21, com várias técnicas modernas para cuidar da cada, insistimos (mesmo que inconscientemente) em seguir métodos tradicionais que roubam nossa energia, nosso tempo e nosso lazer pessoal. Esfregar roupas, por exemplo, é normalmente desnecessário se usamos bons produtos para pré-lavagem. Seria como varrer a casa mesmo podendo usar o aspirador de pó. Pessoalmente, percebo durante meus cursos de Lavadoria e Passadoria que boa parte das alunas apenas replica métodos usados pelas mães, sogras e avós, sem questionar. Uma parte destas técnicas é inegavelmente boa, mas muita coisa já não funciona mais nessa nossa vida corrida de hoje. Hoje temos menos tempo, mais tarefas e mais vontade de fazer coisas só para nós. Por isso, meia hora acaba sendo um tempo precioso, não é mesmo?
Como vocês já sabem, pois não canso de dizer por aí, acredito que mulher moderna não é aquela que desconhece os cuidados com a casa. É aquela que aprende novas técnicas, testa produtos e equipamentos diferentes, mesmo que decida não fazer ela mesma as atividades domésticas. Mulher moderna é aquela que investe tempo em ensinar a funcionária como quer que sejam feitas as tarefas da casa. É a que aprende a cozinhar e mesmo assim delega a cozinha para uma ajudante. Mulher moderna é aquela que decide como quer gastar o próprio tempo. E estou certa de que uma boa parte dele ela quer gastar com ela mesma. Ou estou errada? Que tal não deixar aquela pilha de roupas decidir quanto tempo você passa na lavanderia?

Conheça nossos cursos de organização e cuidados com a casa.