Quais roupas precisam (mesmo!) ser lavadas a seco?

Uma das perguntas que mais geram discussões em meus cursos de Lavadoria e Passadoria é: quando e por que mandar peças de roupa para lavagem a seco? Isso porque temos desde as pessoas que nunca enviam nada para a lavanderia até as que (por medo, trauma ou os dois) enviam tantas peças que o gasto mensal com este tipo de serviço fica por vezes inviável.

Basicamente, quem nos dá a informação mais confiável sobre o que lavar a seco ou não é o próprio fabricante. Todo o cuidado necessário para lavar, secar, passar e retirar manchas está descrito na etiqueta da roupa. Afinal, quem confeccionou tem por responsabilidade nos informar como cuidar. O fato é que a simbologia das etiquetas parece grego para nós e, como além disso elas coçam nossa pele, arrancamos tudo sem dó nem piedade, certo?

E aí é que começam nossos problemas… Nem toda roupa que precisa de lavagem a seco tem aparência de roupa delicada e nós, por vezes teimosos, acabamos lavando em casa muita roupa que não poderia ser molhada. Aí acontece de tudo: algumas peças mancham, outras encolhem e algumas saem da máquina com aparência de que foram à guerra. O segredo está, então, em procurar na etiqueta pelos símbolos que indicam lavagem a seco e, caso os encontre, deixar a lavagem a cargo do serviço especializado.

Por fim, como acredito que os erros de alguns sempre tem algo a ensinar aos demais, compartilho com vocês esta foto do vestido de uma cliente, que primeiro molhou e somente depois olhou a etiqueta. Aí… bem… ela nunca mais usou o vestido!

Conheça nosso Curso de Lavadoria e Cuidados com as Roupas.

Instagram: ingridlisboa.homeorganizer