Sua bagunça é organizada?

Como qualquer outro tema polêmico (ou nem tão polêmico assim!), a organização tem seus mitos. Quem nunca ouviu alguém dizer que se acha na própria bagunça? Ou que organização é coisa de gente metódica e chata? Uma das frases que mais ouço por aí é “Eu não preciso me organizar. Minha bagunça já é organizada!”. Eis aí um mito sobre a (des)organização.
Reconheçamos. Bagunça organizada não existe. Nunca existiu e não vai existir, até mesmo por razões semânticas, visto que local algum poderia estar organizado e bagunçado ao mesmo tempo, certo? Assim como não existem locais sujos e limpo ao mesmo tempo, a desordem é o oposto da organização.
O fato é que uma boa parte das pessoas que acham sua bagunça organizada sabe onde estão itens importantes como documentos, por exemplo. Assim que solicitado, ele abre uma caixa ou pasta cheia de objetos e dali retira o documento, para em seguida reafirmar: “Não disse que minha bagunça é organizada?” Ponto para ele.
Mas, se pedirmos para que nos diga onde estão diversos itens no quarto desorganizado, há grandes chances de o discurso cair por terra. E simplesmente porque, como todo e qualquer mortal, o desorganizado não dá conta de memorizar a localização de tantas coisas num mar de objetos que estão cada hora num lugar. Se o quarto estivesse organizado e cada objeto, roupa e sapato tivessem um local fixo para ficar, a pessoa saberia onde estão todas as suas coisas. Isso porque o princípio da organização é segmentar, ou seja, fazer famílias de coisas parecidas para, em seguida, definir um lugar fixo para cada coisa. Com tudo espalhado, fica quase impossível o cérebro humano memorizar a localização de tudo. Haja memória!
Se você também acha sua bagunça organizada, tente responder às 5 perguntas abaixo e veja se você sabe realmente onde estão suas coisas.

  1. Você foi aprovado na pós-graduação tão sonhada e precisa fazer a matrícula hoje. Você sabe, neste momento, onde estão: certificado de conclusão da graduação + histórico escolar da graduação + comprovante de endereço atualizado + documentos como RG, CPF, título de eleitor + certificado de reservista e comprovantes das últimas votações?
  2. Você acorda pela manhã e faz 5 graus lá fora. Você leva mais de 3 minutos para encontrar cachecol, casado de inverno, toucas e luvas que combinem com seu look?
  3. Quantos pacotes de farinha de trigo abertos existem na sua despensa? Eles estão vencidos? E o trigo para quibe? Há alguma embalagem aberta?
  4. A manutenção do seu carro está em dia? Se levar seu carro agora para uma oficina e disserem que precisam trocar os discos de freios, você tem os documentos das manutenções anteriores para saber há quanto tempo fez esta troca?
  5. O que exatamente há na segunda gaveta da sua cozinha? Ou naquela gavinha do armário da lavanderia? Você saberia listar os itens que estão ali?

E aí?  Vamos ter uma vida mais organizada?

Conheça nosso curso de Organização de Residências, que ensina organizar, descartar e manter a casa em ordem.

Instagram @ingridlisboa.homeorganizer