Sua funcionária não dá conta das tarefas domésticas?

Uma das reclamações mais comuns das nossas clientes de gestão doméstica é que suas funcionárias não conseguem dar conta de todas as tarefas. Elas comentam que comumente observam tarefas “vencidas”, como limpeza interna dos armários, faxina da geladeira e higienização dos brinquedos das crianças, por exemplo. O mais interessante é que em geral não são clientes que tem diaristas, mas as que contrataram uma funcionária mensalista. Por isso elas me questionam se há trabalho demais para as 8h da jornada ou algo no processo do trabalho prejudica o andamento, fazendo com que fiquem tarefas a fazer mesmo havendo tempo suficiente.

É claro que a hipótese de haver tarefas demais realmente existe. E existem também rotinas, hábitos e exigências diferentes em cada casa. Há residências   em que a alimentação exige mais tempo de preparo que outras, da mesma forma que o tempo investido para lavar e passar varia conforme o tipo de roupas que os moradores usam.

No entanto, minha experiência acabou por mostrar que, na maioria das vezes, são realmente necessários ajustes no processo de trabalho, pois existem algumas características que realmente prejudicam o andamento das tarefas das nossas ajudantes.

Os fatores que mais podem fazer um dia de trabalho doméstico render pouco  estão abaixo. E, caso seja você mesma quem desempenha as tarefas da casa, eles podem estar fazendo seu dia render pouco, viu? Vamos lá:

 

  1. Falta de planejamento das tarefas. Já reparou que os dias em que mais estamos atarefadas muitas vezes são aqueles em que mais nos perdemos, inclusive por não saber por onde começar? Pois é. Com o serviço doméstico não é diferente. E a produtividade da sua funcionária também pode ser afetada pela falta de ter planejamento e prioridades. Por isso ajuda muito ter uma lista diária de atividades. Nesta lista você pode definir quantos dias da semana ela deve lavar, passar e faxinar os quartos, mas também a que horas deve começar o almoço para que seja servido logo que as crianças chegam da escola, por exemplo. Muita gente acha que planejar o dia é algo como se colocar numa camisa de força, mas não é. Funciona mais como um jogo de montar, em que conheço o resultado final esperado mas  posso mudar o caminho para chegar lá. Por isso funciona tão bem para qualquer tipo de trabalho.
  2. Funcionária multitarefa. Sei que  acreditamos piamente que fazer duas tarefas ao mesmo tempo melhora nossa produtividade e faz com que consigamos fazer ainda mais coisas. No entanto, a ciência já mostrou que não conseguimos. E a prática também! Todo mundo sabe que tentar alternar rapidamente entre escrever uma mensagem no celular e dirigir, por exemplo, tira o foco de atenção e causa acidentes – ou pelo menos uma freada brusca, certo? Portanto, passar roupas   e fazer almoço ao mesmo tempo não costuma dar certo, porque ou queimamos a camisa, ou o arroz (#quemnunca). A dica é, portanto, começar e finalizar uma tarefa de cada vez. Ou seja: se começou a limpar o quarto, tem de finalizar o ambiente e apenas depois iniciar o próximo espaço.
  3. Falta de técnica de serviços domésticos. É fato que quando não sabemos realizar uma tarefa eficazmente, demoramos mais para fazê-la e o resultado fica abaixo do esperado, para nós e para os outros. Portanto, quem não sabe passar camisa social ou cozinhar, por exemplo, gasta mais tempo e faz com qualidade inferior. A estratégia mais certeira é a qualificação. Acredito de verdade que sempre fazemos o melhor que podemos com as ferramentas que temos. Por isso, sempre vale a pena aumentar o rol de ferramentas da sua ajudante do lar.
  4. Desorganização dos ambientes. Em casa deseganizada a limpeza não aparece, certo? Sim! E, além de a limpeza não aparecer, demoramos mais para desenvolver as rotinas. Da mesma forma que se arrumar leva mais tempo quando temos bagunça no closet, cozinhar também demora mais se a despensa, armários de cozinha ou a geladeira estão desorganizadas. Portanto, organizar a casa é uma das ferramentas que ajudam a ter um dia mais produtivo no serviço doméstico, além de todos os benefícios que a organização sempre traz para os lares, claro! Mas este já é assunto para outro post.

    Conheça nosso Curso de Gestão e Administração Doméstica.